Não é só ganho de peso: falta de vitamina D também pode causar queda na libido!

Os fatores que impactam, direta ou indiretamente, na perda e ganho de peso são muitos e variados e, segundo estudos, os níveis de vitamina D no organismo é um deles. Como possui ações cerebrais indutoras de saciedade, sua falta pode dificultar o emagrecimento e comprometer a metabolização da gordura.

Além de atrapalhar a eliminação de quilos extras, a falta de vitamina D ainda pode afetar a pressão arterial e a função imune, fatores relacionados a doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, e, de acordo com pesquisas, provocar até mesmo queda na libido.

Falta de vitamina D diminui o desejo sexual

De acordo com estudos a vitamina D desempenha importante papel na libido em ambos os sexos porque impulsiona a produção de testosterona.

Uma pesquisa austríaca publicada no Journal of Clinical Endocrinology e feita 2.299 homens revelou que aqueles apresentavam altos índices de vitamina D tinham também maiores taxas do hormônio sexual masculino.

Um outro trabalho científico, divulgado pela revista International Urology and Nephrology descobriu ainda que mulheres com disfunção sexual feminina contavam com níveis mais baixos de vitamina D no sangue.

Com base em 50 mulheres em período pré-menopausa, a pesquisa analisou que a vitamina estava ligada ao baixo desejo sexual, menor excitação, lubrificação da região íntima, menos orgasmos e satisfação, além de dores e desconfortos nas relações.

Como obter quantidades suficientes de vitamina D

A maneira mais eficiente de obter vitamina D é através da exposição à luz solar. Ficar pelo menos 10 minutos por dia sob o sol já é suficiente para garantir benefícios. Mas mas alguns alimentos também ajudam a aumentar os níveis de vitamina D, como ovos, fígado, salmão, atum, sardinha, leite, iogurtes e cereais.

Especialistas indicam que, para um adulto jovem, são necessárias 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia.

Fonte: vix.com

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